Viva ao Senhor do Bonfim!

Tradição preservada há mais de dois séculos, a Lavagem do Bonfim se apresenta com forte presença do sincretismo religioso entre o catolicismo e o candomblé. Hoje (11), devotos do Senhor do Bonfim, e também de Oxalá,se reunirão para prestar homenagens na Colina Sagrada.

Segundo relatos históricos, a lavagem do Bonfim começou a partir dos moradores da região que tinham o objetivo de lavar a igreja para deixá-la pronta para a Festa do Bonfim, realizada pelo catolicismo no segundo domingo após o Dia de Reis, que acontece no dia 6 de janeiro. A “faxina” do templo religioso acontecia três dias antes da festa, numa quinta-feira. A chegada até à colina sagrada era marcada por muita dança durante o cortejo, o que provocou a proibição da lavagem da igreja, em 1889.

Ainda hoje, a tradição se mantém reunindo milhares de fiéis e baianas que participam do cortejo que sai da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio) à Igreja do Bonfim.

No percurso, a parte profana permanece com a participação dos diversos movimentos culturais, arrastões de samba, encontro de amigos e respeito à diversidade religiosa que estampa a cidade de Salvador.

Viva Senhor do Bonfim!!!!