SPD recebe homenagem na CMS pelos seus 185 anos

Ontem (29), por meio do mandato da vereadora Aladilce (PCdo B), a Sociedade Protetora dos Desvalidos(SPD) foi homenageada, na Câmara Municipal de Salvador (CMS),  pelos seus 185 anos de luta na história das negras e dos negros brasileiros.

A SPD, fundada em 1832 por Manoel Victor Serra, é a primeira organização civil negra no Brasil que tinha por finalidade a compra de alforria e pagamento de curso de formação profissional a ex escravizados. Hoje, a instituição continua realizando ações para o desenvolvimento e valorização da cultura afro-brasileira com objetivo de empoderamento da população, atuando na promoção de igualdade e combate ao racismo.

Para Ligia Margarida, atual presidenta do diretório administrativo da associação,  a sessão teve importância por levar a informação de como a instituição foi pensada e que de como hoje permanece convergindo para o mesmo ponto de luta  que é o combate ao racismo, intolerância religiosa, bem como a reafirmação das propostas e da missão institucional da SPD.

A diretora ainda conta que espera que nos próximos 185 anos da associação, seus membros e associados possam viver dias de menos desiguais e de mais respeito às diferenças.

A ocasião contou com as presenças de Ailton Ferreira, ex-secretário municipal da reparação, de Sirlene Assis – presidenta estadual da UNEGRO-, Padre Lázaro da Igreja Rosário dos Pretos, dentre outros convidados.