QUEM SOMOS: Associação Protetora dos Desvalidos – SPD

A Associação Protetora dos Desvalidos (SPD) tem um legado cultural e histórico de luta em Salvador. São 183 anos de compromisso com a militância por igualdade racial e resistência com honradez aos desafios impostos por um processo excludente.

A associação foi formada em 1832, durante o período escravocrata, por um grupo de homens negros livres, liderados por Manoel Victor Serra, inspirados na tríade de caridade, solidariedade e fraternidade. A SPD surgiu com intuito de comprar cartas de alforria para negros escravizados, prevenir e evitar situações de indigências de seus familiares e de promover o direito inalienável do ser humano: ser livre!

A SPD, nas décadas seguintes à fundação, prosseguiu no seu ideal cumprindo o programa social inicialmente formulado e incluiu atividades de promoção de políticas abolicionistas, participando de lutas e revoltas que colaboraram com o fim da escravatura no Brasil.

Hoje a associação tem por objetivo, preservar e fortalecer o legado histórico deixado pelos ancestrais, através de ações educativas e sociais de desenvolvimento e valorização da cultura afro-brasileira, prestar serviços aos associados como orientação social, jurídica e apoio psicológico, realizar seminários, encontros e reuniões que contribuam para o empoderamento e protagonismo da população negra, de modo especial as mulheres negras, por ser elas a base social da pirâmide excludente da nossa sociedade.

A SPD tem o compromisso de se integrar as lutas sociais contemporâneas dando continuidade a história de luta que atravessa décadas, honrando a história dos seus fundadores.